Backlinks: importância e significado em SEO

BacklinksMuitas vezes comparamos o Google a um concurso de popularidade – milhões de sites lutando pelas primeiras posições, influenciados por dezenas de fatores. No meio da concorrência, os backlinks são um “voto de confiança” de um site para outro, uma indicação convincente de valor para o Google.

Muitos proprietários de empresas ou profissionais de marketing com uma compreensão básica de otimização de mecanismo de pesquisa reconhecem a gravidade do link building até certo ponto.

Com a natureza mutável da classificação da página e o foco no EAT (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness), os backlinks estão desempenhando um papel crucial para levar os sites ao topo. O Google tem medido a confiança em um site com base nos backlinks que detecta de outros domínios. A confiança em um link no domínio está diretamente relacionada à confiança no link do domínio.

O algoritmo de classificação do Google usa backlinks como um fator de classificação junto com o conteúdo. Os backlinks tornam mais fácil para o rastreador do Google encontrar seu site e indexá-lo de maneira eficaz. Se o seu site não tiver bons backlinks, é possível que os mecanismos de pesquisa demorem para encontrá-lo, especialmente para novos sites.

Backlinks são como votos, que informam ao Google que um determinado site é confiável e que o conteúdo do site é valioso, confiável e útil. Portanto, quanto mais desses “votos” você tiver, maior será a classificação do seu site no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

O uso de links em um algoritmo de mecanismo de pesquisa é bastante antigo. Na verdade, os backlinks formam a base do algoritmo original do Google (conhecido como “ PageRank ”).

Embora o Google tenha feito milhares de alterações em seu algoritmo desde então, os backlinks continuam sendo um sinal de classificação importante e o Google confirmou que os backlinks continuam sendo um dos três fatores de classificação mais importantes do mecanismo de pesquisa .

O que são backlinks?

Backlinks

Os backlinks ocorrem quando um site é vinculado a outro. Em outras palavras, um backlink é um link de entrada que redireciona um usuário de um site para outro. Este backlink é considerado um voto ou um símbolo de confiança que indica a autoridade da página.

Os backlinks têm 2 tipos principais:

  1. Links do -follow – Esses tipos de links não contêm nenhum atributo. Os links do-follow impactam positivamente sua classificação e ajudam a obter uma posição mais alta na SERP. Estes são os links que passam link juice para o seu site ou para uma página específica do site.
  2. Links no-follow – Esses tipos de links são necessários para que um site pareça natural e combine links do-follow e no-follow. Eles também direcionam o tráfego e ganham exposição. Os links no-follow incluem um atributo especial em seu código que envia sinais aos mecanismos de pesquisa sobre o tipo de link.

Fatores a serem considerados ao fazer uma estratégia de link No-follow vs Do-follow:

  1. Descubra em quais sites você deseja que seu conteúdo seja mencionado, o que também pode apontar para trás como um Do-follow.
  2. Eles devem ser relevantes para o seu post e não devem estar lá apenas por causa de um link. Caso contrário, os mecanismos de pesquisa podem considerar sua postagem como spam.
  3. Se a informação for irrelevante, mas você sente que precisa de um link, escolher No-follow é melhor.
  4. Certifique-se de que os links de anúncios, afiliados e relacionados não sejam Do-follow.

Não subestime o algoritmo, pois, a cada atualização, o Google considera o conteúdo feito para o usuário e não para os buscadores. Portanto, mantenha os relevantes como Do-follow e outros como No-follow.

Como saber se um link é Do-follow ou No-follow?

  1. Clique com o botão direito do mouse em seu navegador e clique em ‘Exibir fonte da página’ ou pressione ‘ctrl + shift + I’ para visualizar diretamente a fonte da página.
  2. Em seguida, procure o link no HTML da página (use ctrl + f e procure a tag nofollow ou o link).
  3. Se você vir um atributo rel=”nofollow”, esse link é No-follow. Caso contrário, o link mencionado é Do-follow.

Como funcionam os backlinks?

Um site com vários backlinks de qualidade é um bom sinal para os mecanismos de pesquisa. Eles servem como revisões de páginas da web e informam aos usuários e ao Google que o conteúdo é confiável.

As empresas tentam obter backlinks de sites relevantes e confiáveis ​​para mostrar o valor do conteúdo e do site. Como resultado, ele pode ter uma classificação mais alta e obter melhor capacidade de descoberta. No entanto, verifique o conteúdo do site para garantir que os backlinks sejam relevantes para o seu site.

Os mecanismos de pesquisa dão uma classificação mais alta a sites com muitos backlinks de fontes respeitáveis ​​porque permitem que os usuários encontrem as informações de qualidade necessárias mais rapidamente e resolvam seus problemas.

Sites respeitáveis ​​também garantem a credibilidade do site ao qual se referem e aprovam que a página da web é valiosa. Agora, a questão é como essas fontes respeitáveis ​​transmitem credibilidade? Para responder a isso, vamos ver o que é Link Juice.

O que é Link Juice?

Depois que um backlink é criado, é muito importante saber quanta autoridade ele passará para o seu site. Para encontrar este conceito de suco Link entra em jogo. Link juice é uma gíria usada para descrever e medir quanta energia um backlink passa para outro site e, portanto, o fortalece.

Se um site faz referência a outro com um link (Do-Follow), ele transmite suas propriedades positivas até certo ponto (por exemplo, PageRank e TrustRank) e, portanto, dá uma recomendação do ponto de vista do mecanismo de busca.

Quanto mais link juice fluir de um link para um site vinculado, mais enfática será essa recomendação. Dentro do Search Engine Optimization (SEO), o perfil de backlink e o TrustRank estão entre os fatores mais importantes quando se trata de link juice, pois a quantidade de link juice é importante para o perfil de link de um site.

O princípio do link juice geralmente funciona sob a premissa de dar e receber – já que a quantidade de link juice que um site pode passar aumenta com a quantidade de link juice que recebe de outros sites para ele.

Link Juice é de 2 Tipos: –

  1. Suco de Link Externo – Poder de link que é repassado de outro domínio.
  2. Interno Link Juice – Linking poder que é repassado por links internos para outras subpáginas internas.

Fatores que influenciam a qualidade de um backlink

Se você deseja melhorar a classificação e a visibilidade online, atrair mais visitantes e aumentar o tráfego, deve se concentrar nos seguintes fatores de perto.

Autoridade do Domínio – É uma figura que representa o quão autoritário um site específico pode ser. Muitas ferramentas de SEO como Ahrefs, Moz, SEMrush, etc. fornecem aos sites certa autoridade de domínio que permite aos proprietários do site avaliar o potencial do site de 1 a 100. Ele considera links, conteúdo, SEO técnico e muitos outros elementos. Fatores como links de entrada e domínios raiz também desempenham um papel importante.

Credibilidade do site – A qualidade dos backlinks também é influenciada pela credibilidade de um determinado site. Os sites que são seguros (ou seja, têm Https), quase não têm penalidades do Google e pontuações baixas de spam podem fornecer ao seu site um backlink mais confiável.

Relevância do conteúdo – Um dos fatores mais importantes a considerar é que você tem backlinks dos sites relevantes para evitar ser considerado spam. O foco do Google é fornecer a seus usuários a melhor solução para seus problemas, ou seja, resultados precisos e relevantes. Para isso, é importante para o Google que os backlinks que você tem no seu site pareçam naturais e não spam.

Links do-follow e no-follow – Como discutimos anteriormente, os links Do-follow são os backlinks que passarão credibilidade ao seu site ou, como gostamos de dizer, Link Juice, enquanto os links No-follow são aqueles que você não segue. quer passar credibilidade, mas quer mantê-los. Os links no-follow não podem afetar diretamente sua classificação, mas ajudam a atrair mais tráfego. Certifique-se de ter links do-follow e no-follow suficientes para melhorar a classificação e gerar mais tráfego.

Texto âncora – É o texto ou mais especificamente a palavra-chave usada para dar um backlink para o site. Define a relação entre o conteúdo e relevância entre os sites. Para dar a um backlink o valor máximo, o texto âncora deve ser específico, relevante e conter palavras-chave apropriadas.

Número de Links – Um backlink listado entre centenas ou milhares de links em uma única página provavelmente não é tão valioso quanto um link referenciado entre menos. Além do link equity, um usuário teria dificuldade em localizar seu link entre as centenas e clicar em seu conteúdo, eliminando valor.

Colocação do link – É muito importante para o seu site que o link colocado seja visível para as pessoas. Lembre-se de que os links no rodapé ou na barra lateral de um site serão considerados links de publicidade e podem afetar a reputação do seu site, bem como a classificação.

Como criar backlinks de alta qualidade?

BacklinksExistem muitas práticas de Black Hat usadas para criar backlinks. Eles podem mostrar resultados a curto prazo, mas, eventualmente, essas práticas prejudicarão a reputação do seu site, bem como a autoridade, o que levará a uma classificação baixa do seu site na SERP.

Práticas White Hat que podem ser usadas para criar backlinks de alta qualidade: –

Análise do concorrente – A melhor maneira é ver o que seus concorrentes estão fazendo, ou seja, de onde eles estão obtendo backlinks e qual a autoridade deles. Você pode usar uma ferramenta de SEO como o SEMrush para analisar os backlinks de seus concorrentes. Tenha em mente que você não precisa replicar todos os links. Escolha aqueles com boa autoridade. Procure páginas quebradas relevantes de concorrentes que estão obtendo backlinks; elas podem ser uma ótima oportunidade para alcançar o fornecedor do link e criar backlinks para o seu site. Além disso, preste atenção às menções de concorrentes em canais de mídia social, fóruns ou sites. Ajude as pessoas respondendo a perguntas e resolvendo seus problemas em diferentes canais e elas também podem ajudá-lo em troca, por exemplo, endossar sua empresa em seus sites e colocar um link para seu site.

Guest Blogging – Guest blogging é quando você convida alguém de fora da sua empresa para escrever um blog que será publicado em seu site. Com sua ajuda, você pode conquistar novos clientes e se comunicar com pessoas interessadas em seu setor. Isso ajuda a aumentar o conhecimento da marca, criar novos conteúdos, ajudar no crescimento do SEO – ao incluir boas palavras-chave e links, seu site pode ser encontrado por mais clientes em potencial.

Promoção de conteúdo – É uma maneira eficaz de chamar a atenção de empresas confiáveis ​​em seu nicho que podem oferecer backlinks. Compartilhe seu conteúdo de várias maneiras: mídia social, influenciadores, blogueiros e parceiros.

Publicar guias – os guias geralmente são informativos e longos, o que é bom para SEO. escolha um tópico relevante que inclua palavras-chave e esteja em conformidade com os princípios de SEO. Crie postagens longas o suficiente para que os leitores entendam e encontrem uma solução para seus problemas.

Então, os backlinks valem o esforço?

Obter links exclusivos e confiáveis ​​é crucial para uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e para melhorar seu fator de SEO por completo.

O algoritmo do Google para avaliação de links evoluiu nos últimos anos e agora foca em links de qualidade, não na quantidade de links. Isso criou um processo mais desafiador para obter backlinks de alta qualidade em sua estratégia de SEO.

Os links externos ainda são importantes e não estão obsoletos, então comece a trabalhar em uma estratégia de criação de links para melhorar sua visibilidade de pesquisa.

Backlinks e conteúdo andam de mãos dadas. Se o seu conteúdo é relevante e está ajudando a resolver problemas, então há um grande espaço para obter backlinks de fontes renomadas e confiáveis.

Às vezes, porém, é importante promover seu conteúdo para que as fontes possam ver seus esforços para resolver problemas relevantes. Resumindo, seja um solucionador de problemas, forneça valor para as pessoas e você obterá classificações mais altas.