backlink

O que são backlinks em SEO e quais são as vantagens dos backlinks?

backlinkUm “backlink” é uma das palavras mais usadas no mundo da otimização de mecanismos de busca (SEO).

Muitos blogueiros que começaram recentemente um blog ou um site muitas vezes lutam para entender o que significa o termo “backlink”.

Neste post, espero oferecer a você uma compreensão do que são backlinks, por que são essenciais para o SEO e por que são importantes para o seu sucesso online. Você também aprenderá como analisar os backlinks de seus concorrentes e como adquiri-los para o seu site.

Vamos começar…

Backlinks são links de entrada para uma página da web.

Quando uma página da Web é vinculada a qualquer outra página, isso é chamado de backlink. No passado, os backlinks eram a principal métrica para a classificação de uma página da web. Uma página com muitos backlinks tende a ter uma classificação mais alta em todos os principais mecanismos de pesquisa, incluindo o Google. Isso ainda é verdade em grande parte.

Aqui está um glossário de termos comuns relacionados a backlinks que você deve conhecer:

  • Suco de link: quando uma página da Web é vinculada a qualquer um de seus artigos ou à página inicial do seu site, ela passa por “suco de link”. Esse suco de link ajuda na classificação do artigo e também melhora a autoridade do domínio . Como blogueiro, você pode parar de passar link juice usando uma tag no-follow.
  • Link No-Follow: Quando um site tem um link para outro site, mas o link tem uma  tag no-follow , esse link não passa link juice. Os links no-follow não são úteis no ranking de uma página, pois não contribuem em nada. Em geral, um webmaster usa a tag no-follow quando ele/ela está criando um link para um site não confiável.
  • Link Do-Follow : Por padrão, todos os links que você adiciona a uma postagem de blog são links do-follow e eles passam o juice do link.
  • Vinculando domínios raiz:  refere-se ao número de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio exclusivo. Mesmo que um site tenha vinculado ao seu site dez vezes, ele será considerado apenas como  um domínio raiz vinculado.
  • Links de baixa qualidade: links  de baixa qualidade são links provenientes de sites coletados, sites automatizados, sites de spam ou até mesmo sites pornográficos. Esses links fazem muito mais mal do que bem. Esta é uma das razões pelas quais você deve ter cuidado ao comprar backlinks.
  • Links Internos: Os links que vão de uma página para outra dentro do mesmo domínio são chamados de links internos. O processo em si é referido como  ligação interna ou interligação.
  • Texto âncora: O texto usado para hiperlinks é chamado de texto âncora. Os backlinks de texto âncora funcionam muito bem quando você está tentando classificar palavras-chave específicas.

Vantagens dos backlinks em SEO:

Antes de falar sobre as vantagens dos backlinks, você precisa saber que muita coisa mudou em relação aos backlinks nos últimos dois anos.

Houve um tempo em que até links de baixa qualidade ajudavam a classificar um site. Mas desde que o Google lançou seu algoritmo Penguin, todo o panorama do backlinking mudou.

É importante ter backlinks de sites de qualidade, e esses backlinks devem ser contextuais. Se, por exemplo, você tem um site sobre peixes e está criando links de outros sites de nicho sobre macacos, esses links serão inúteis. Seu objetivo deve ser obter links de sites confiáveis ​​e relevantes.

Agora vamos ver porque é importante para você criar backlinks para o seu site:

1. Melhora a classificação orgânica

Os backlinks ajudam a obter melhores classificações nos mecanismos de pesquisa.

Nota importante: “SERP” significa página de resultados do mecanismo de pesquisa. Esta captura de tela reflete apenas o que as pessoas veem no Google.

Aqui está um exemplo.

Veja o tópico “SEO Backlinks ”.

Se eu inserir esse termo de pesquisa na análise SEMRush SERP (uma ferramenta de pesquisa de palavras -chave ), posso ver que a maioria das páginas de alto escalão tem toneladas de backlinks:

Se o seu conteúdo estiver recebendo links de outros sites, esse conteúdo começará naturalmente a ter uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa. Se não for, então você precisa ser proativo e criá-los.

Seu objetivo deve ser criar links para postagens/páginas individuais junto com aqueles que levam à sua página inicial.

2. Indexação mais rápida

Os bots dos mecanismos de pesquisa descobrem novas páginas da Web seguindo backlinks de páginas da Web existentes. Somente quando eles descobrirem seu site, eles poderão rastreá-lo com eficiência .

Será mais difícil para os bots dos mecanismos de pesquisa encontrarem seu site se você não tiver backlinks. Especialmente para um novo site, é importante obter backlinks, pois eles ajudam na descoberta e indexação mais rápidas do seu site.

3. Tráfego de referência

Um dos principais benefícios dos backlinks é que eles ajudam a obter tráfego de referência. Basicamente, uma pessoa que está lendo uma postagem pode clicar nos links da postagem para saber mais sobre o assunto em questão.

Como as pessoas clicam nos links voluntariamente, elas geralmente são mais direcionadas e menos propensas a deixar a página rapidamente (também conhecida como baixa taxa de rejeição).

Normalmente, o tráfego de referência é direcionado e tem uma taxa de rejeição baixa.

Como começar a receber backlinks:

Então agora você entende o que significa o termo “backlink” no que se refere ao SEO e por que eles são importantes. Vamos agora aprender algumas técnicas simples para adquirir novos backlinks:

Um fato importante que você precisa ter em mente sobre backlink SEO é que não é o número de backlinks que importa, mas sim a qualidade dos backlinks.

Se você estiver usando alguns serviços pagos para obter links para seu site, provavelmente será penalizado pelo algoritmo do Google Penguin .

Então fica a pergunta:

Quais são algumas das maneiras de obter backlinks de qualidade para o seu blog?

  1. Escreva artigos incríveis
  2. Use o método de construção de links quebrados
  3. Replicando os backlinks de seus concorrentes
  4. Crie artigos fundamentais (artigos Piller)
  5. Iniciar guest blogging
  6. Enviar para diretórios da web

Leia:  101 maneiras de gerar backlinks

1. Escreva artigos incríveis

Se você deseja que as pessoas criem links para você, precisa dar a elas um motivo. E o melhor motivo é um artigo incrível.

Se o seu conteúdo for útil e agradável, as pessoas ficarão felizes em criar links para ele.

Como você cria um artigo incrível?

Aqui vão algumas dicas para você começar:

  • Resolva o problema. A maioria das pessoas lê o conteúdo porque está procurando uma solução. Certifique-se de articular o problema exato e ensiná-los a corrigi-lo.
  • Torne seu conteúdo fácil de ler. Escreva em frases curtas e simples. Faça o artigo parecer menos volumoso adicionando formatação, títulos, imagens e outros recursos multimídia.
  • Tenha um ângulo único. Há tanto conteúdo na Internet hoje. Como seu artigo se destacará?
  • Crie autoridade no artigo. As pessoas querem aprender com pessoas com autoridade nesse assunto. Se você não é um, sempre pode entrevistar e citar especialistas.

Depois de publicar sua postagem incrível, é hora de enviar alguns e-mails de divulgação. Um bom grupo de pessoas para se alcançar são aqueles que publicaram artigos sobre o mesmo tópico. Como eles já escreveram sobre esse tópico antes, há uma probabilidade maior de que eles se interessem em ver sua postagem.

Para encontrar essas pessoas, basta inserir o tema do seu artigo (lembre-se de experimentar variações!) no Google. Colete a lista de artigos que aparecem nas SERPs.

Como alternativa, você pode usar uma ferramenta como o BuzzSumo.

Insira o tópico no Content Analyzer, faça alguma filtragem (como “somente em inglês”) e exporte a lista.

Nota importante: tais artigos são baseados em pesquisas adequadas e exemplos práticos.

2. Comece a blogar como convidado

O guest blogging é uma estratégia em que você escreve uma postagem para os blogs de outras pessoas, em vez do seu.

Como isso funciona em termos de link building?

Resumindo: em troca de um artigo gratuito, o proprietário do blog geralmente permite de 1 a 2 links para seu site na postagem.

Um grande desafio com o guest blogging é encontrar sites para o guest blogging. Para aumentar suas chances de ser aceito, você pode procurar sites que já aceitam guest posts. Esses sites geralmente têm uma página que chama colaboradores, como uma página “Escreva para nós” ou “Contribua”. Para encontrar esses sites, você pode usar os operadores de pesquisa avançada do Google.

Alguns operadores de pesquisa que você pode usar:

  • [seu_tópico] “escreva para nós”
  • [seu_tópico] “tornar-se um autor”
  • [seu_tópico] “postagem de convidado”
  • [seu_tópico] “artigo de convidado”
  • [seu_tópico] inurl:contribuir

A partir daí, basta seguir as instruções e enviar um pitch.

Outra rota que você pode seguir é procurar oportunidades de guest blogging no Content Explorer do Ahrefs .

A razão é esta: se um site já escreveu sobre um tópico antes, ele claramente tem interesse nele. Assim, eles podem estar dispostos a aceitar uma postagem de convidado sobre esse tópico, mesmo que não tenham uma página “escreva para nós”.

Para começar, digite qualquer palavra/frase em seu nicho.

Marque a caixa “um artigo por domínio” para obter uma lista de domínios exclusivos para os quais você pode escrever. Você também pode adicionar mais alguns filtros para restringir a lista para que possa lançar blogs para os quais se sente à vontade para escrever.

Alguns desses sites podem não ter uma página “Escreva para nós” óbvia. No entanto, a maioria dos blogs aceitará uma postagem de convidado se seu argumento de venda ou tópico for bom o suficiente.

Uma maneira de encontrar bons tópicos para lançar é anotar temas comuns ou tópicos que já são populares em seu blog.

A maioria dos blogs exibe seus melhores artigos em seu site.

3. Replique os backlinks de seus concorrentes

Seu site pode ser novo, mas seus concorrentes não. Isso significa duas coisas:

  • Eles provavelmente conseguiram muitos backlinks
  • Eles fizeram algum link building por conta própria (para que possam classificar melhor)

Você pode utilizar isto para o seu benefício. Descubra como eles estão adquirindo seus links e replique-os.

Para fazer isso, você terá que usar uma ferramenta no SEMRush chamada Keyword Gap. Essa ferramenta útil informa quem está vinculando a vários concorrentes, mas não a você.

Adicione seus concorrentes à ferramenta e clique em “encontrar cliente em potencial”.

Então, vou enviar um e-mail e ver se consigo esses links! Compartilharei a técnica de divulgação por e-mail em artigos futuros. Você pode assinar nosso boletim informativo para ser notificado quando publicarmos o guia.

4. Construção de links quebrados

A Web está em constante evolução. As páginas mudam, movem ou são excluídas o tempo todo. Links quebrados são links para páginas que não existem mais.

Ninguém gosta disso. Webmasters e pesquisadores odeiam links quebrados porque contribuem para uma experiência ruim do usuário .

Mas eles ainda existem porque os webmasters estão ocupados. É preciso muito esforço para livrar continuamente seu site de links quebrados.

Essa estratégia tira proveito disso. O conceito é simples:

  • Você encontra um link quebrado
  • Você recria o conteúdo morto
  • Você alcança as pessoas com links para esse conteúdo morto e pede que eles criem links para sua versão recriada.

A parte mais importante dessa estratégia é encontrar o conteúdo “quebrado” certo para recriar e lançar. Para fazer isso, você precisará de uma ferramenta que permita analisar backlinks.

Insira o domínio de um site oficial e concorrente no Site Explorer do Ahrefs . Em seguida, acesse o relatório Melhores por links e filtre por “HTTP 404 não encontrado”.

Agora tudo o que você precisa fazer é recriar esse conteúdo e dizer a todas as 113 pessoas para criar um link para você.

5. Envie para diretórios da web

Enviar seu blog para diretórios da web é outra maneira fácil de obter backlinks.

Com isso dito, esse método não é muito popular hoje em dia porque não é fácil encontrar um diretório da web legal. Você deve evitar especialmente aqueles diretórios da web que pedem para você criar um backlink para o site deles para colocar seu site no diretório deles.

Também importante:  se você estiver usando alguma tática automática de envio direto, pare de fazê-lo imediatamente. Os envios automáticos de sites farão com que seu blog apareça como spam e isso pode custar muito em termos de autoridade de domínio ou até mesmo a remoção completa de seu blog dos mecanismos de pesquisa.

Espero que este artigo ajude você a entender os fundamentos dos backlinks em SEO e por que você deve começar a trabalhar para obter backlinks para o seu blog.

Você atualmente trabalha para obter backlinks para o seu blog? Conte-nos sobre suas experiências na seção de comentários abaixo.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *